Homenagem

Aprovado voto de aplauso da Câmara do Recife ao Arcebispo Dom Fernando

Dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife (Foto: Revista Bote Fé/CNBB/Divulgação)

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, foi escolhido para ser o novo bispo referencial para o Diálogo Interreligioso da CNBB Nordeste 2. Por esse motivo, a Câmara Municipal aprovou na quarta-feira (27), por iniciativa do vereador Aerto Luna (PSB), um voto de aplauso ao líder religioso, que a partir de agora vai acumular a condução de cinco organismos ligados à Igreja Católica.

A Associação Fraterna de Igrejas Cristãs (Afic), o Fórum de Reflexão e Ação Diaconal (Frad), o Centro de Estudos Bíblicos (Cebi), o Grupo Ecumênico do Agreste (GEA) e a representação do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) são as entidades que ficarão sob a tutela do arcebispo. A CNBB Nordeste 2 compreende os Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

“A escolha de Dom Saburido foi aprovada no dia 20 de novembro, durante reunião conjunta na sede da Regional, no Recife, do Conselho Episcopal de Pastoral com o grupo de Coordenadores Diocesanos de Pastoral da CNBB Nordeste 2. O arcebispo de Olinda e Recife sucederá o bispo da Diocese de Floresta (PE), Dom Gabriel Marchesi, pelos próximos quatro anos”, informou Aerto Luna na tribuna da Câmara do Recife.

O parlamentar fez questão de ressaltar que Dom Fernando Saburido é um nome qualificado para a nova missão. O arcebispo já presidiu a CNBB Nordeste 2 em três ocasiões. “Ao longo de uma década, o serviço desenvolvido por ele à frente da arquidiocese possui características marcadas pela capacidade de dialogar, construir pontes, articular soluções e interceder pelas minorias e causas sociais.”

Da redação do Portal com informações da Câmara Municipal do Recife