Mulheres de Tejucupapo

Roberta Arraes homenageia Luciana Santos com a Medalha Leão do Norte

Imagem: Reprodução Rede Social deputada

Na noite de ontem (25), a Alepe realizou a solene de entrega da Medalha Leão do Norte- Norte Classe Ouro de 2019, onde a deputada Roberta Arraes concedeu a do mérito “Mulheres de Tejucupapo”, a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos. De acordo com a parlamentar, o agraciamento é pelo reconhecimento do trabalho de Luciana desempenhado em favor da população, em destaque as lutas em defesa das mulheres pernambucanas.

“Luciana tem uma história de vida e de lutas admiráveis a favor principalmente dos menos favorecidos, e hoje como vice-governadora, exerce um papel fundamental na busca incessante pelos direitos das mulheres, em destaque o nosso empoderamento”, afirmou Roberta.

Imagem: Reprodução Rede Social deputada

No ano de 2000, Luciana foi eleita prefeita de Olinda com mais de 107 mil votos, sendo a primeira mulher prefeita daquela cidade. Em 2004, foi reeleita no primeiro turno com cerca de 122 mil votos. Após encerrar o segundo mandato como prefeita de Olinda, compôs o governo de Pernambuco como secretária de Ciência e Tecnologia em 2009, na então gestão do ex-governador Eduardo Campos. Em 2010, concorreu a um cargo de deputada federal, sendo eleita para o mandato de 2011 a 2014, sendo reeleita para o mandato de 2015-2018, até assumir a vice-governadoria do Estado de Pernambuco a partir de 2019, consagrando-se nas eleições de 2018, na chapa do governador reeleito, Paulo Câmara.

Imagem: Reprodução Rede Social deputada

Para Roberta Arraes, a sua iniciativa da indicação desta medalha a Luciana Santos, é uma forma de homenagear sua trajetória de vida e também o fato histórico e inédito no Estado, de ser a primeira mulher a assumir o governo de Pernambuco. “Você nos encoraja e nos inspira nas nossas lutas, é MERECEDORA de todos os aplausos!”, finalizou Roberta.

Imagem: Reprodução Rede Social deputada

Ainda na ocasião, foram homenageados também por outros deputados, a artista plástica, Tereza Costa Rêgo, a atleta Barbara Micheline, os professores Abdalaziz de Moura e Wilson Sotero Dália, e o médico, Aderson da Silva Araújo.