Desemprego

O PSB e o PT fizeram do Recife a capital do desemprego”, diz Mendonça Filho

Imagem: ASCOM

O ex-ministro e presidente estadual do Democratas, Mendonça Filho, afirmou nesta terça-feira (19/11), que o PSB e o PT fizeram do Recife a capital do desemprego. “O desemprego no Recife só faz crescer e a renda média do trabalhador caiu. Isso é resultado de uma gestão que cria dificuldades para abrir empresas, adora cobrar impostos e tem um claro viés anti iniciativa privada, dificultando a vida de quem quer empreender e gerar emprego na cidade”, criticou, destacando que os dados da PNAD Contínua, pesquisa do IBGE, são desastrosos não apenas para a capital, mas para Pernambuco.

“É uma vergonha que Recife seja a capital do desemprego, a Região Metropolitana tenha pior taxa de ocupação e Pernambuco continue estagnado no terceiro lugar com maior número de desempregados do País”, afirmou, ressaltando a situação fica ainda pior se considerarmos que o País está retomando a geração de novos empregos. O desemprego caiu no país para 11,8%, neste terceiro trimestre, o que se configura a menor taxa média registrada nos meses de julho, agosto e setembro desde 2016.

Segundo Mendonça, o aumento do desemprego no Recife e em Pernambuco tem uma relação direta com a política econômica implementada pelas gestões PSB/PT, nos últimos 20 anos. Aqui é cobrado o maior ICMS do Brasil e tem uma burocracia pesada que asfixia o empreendedor. “Com impostos altos e uma política de perseguição ao empreendedor, setores como o atacadista estão deixando Pernambuco para gerar emprego em outros estados do Nordeste como a Paraíba e Alagoas”, afirmou. Mendonça destacou que o comércio do Estado perdeu a capacidade de liderança no Nordeste e a construção civil está travada no Recife por causa da burocracia imposta pela prefeitura contra a novos investimentos.