Estratagema

Discurso de Lula em Recife não apoia nenhum político local

Foto: Reprodução/Rede Social

Na tarde deste domingo (17) Lula veio a Recife prestigiar o evento que levou seu nome. Pessoas comuns, artistas e políticos locais compareceram ao “Festival Lula Livre”.

Durante o evento o ex-presidente discursou, mas em suas palavras não se ouviu o nome de nenhum político pernambucano. Há quem entenda a atitude como estratégia do petista. Talvez Lula não quizesse comentar propositadamente a gestão do governador Paulo Câmara nem de qualquer outro parlamentar da esquerda.

No entanto a visível falta de endosso de Lula à política local impressionou. Isto pode significar também que o ex-presidente espera mudanças na esquerda pernambucana antes de dar sua bênção mais objetivamente a pretensões políticas específicas. Alguns famosos militantes pró-Lula compareceram ao festival. Entre eles estavam Marília Arraes, Humberto Costa e Carlos Veras.

Ainda em seu discurso, Lula criticou Bolsonaro Sérgio Moro e Deltan Dellagnol, como faz com frequência. O petista acrescentou que não existem provas contra si. Alem disso, o ex-presidente disse ao público que “o nordestino aprendeu a comer três vezes ao dia, se vestir bem e ter água de qualidade”, referindo-se a ações sociais que realizou em seu governo.