Dúvida

Possíveis representantes do novo partido de Bolsonaro em Pernambuco

Foto: Reprodução

Após reunião ontem (12) com deputados do Partido Social Liberal, o presidente Jair Bolsonaro anunciou  que deixaria o PSL e que daria início ao processo de criação de um novo partido, que vai se chamar Aliança Pelo Brasil. A expectativa é que a siga esteja apta já nas próxima disputa eleitoral. 

A decisão do presidente Bolsonaro deve mudar novamente os rumos das eleições municipais do próximo ano, deixando várias dúvidas de como se dará às candidaturas com o apoio de Bolsonaro para as principais Prefeituras do país. 

Em pernambuco não é diferente, o grande questionamento é: Quem deve receber a ‘benção’ do Presidente e encabeçar o partido aqui no estado?  

Foto: Pablo Peixoto/Embratur

O que se sabe sobre o assunto é que o presidente tem uma forte ligação com o atual presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, que esteve na reunião em que foi anunciado o novo partido de Bolsonaro, “nova era começa agora”, disse ele em sua página no instagram. 

“Quem tem Valor não tem Preço.  Viramos uma página. Não olhamos para o retrovisor.”, escreveu.

O Presidente da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS/PE),

Albérisson Carlos- Presidente da ACS

Albérisson Carlos, pode surgir também como um possível nome para o partido de Bolsonaro em Pernambuco. Atualmente o ex-candidato a deputado federal está no comando da Nova União Democrática (UDN), partido que também está em processo de criação.

Albérisson Carlos tem levantado bandeiras conservadoras e que seguem a mesma linha do Presidente Bolsonaro, além da forte ligação militar. 

Rejeição de Gilson Neto

De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, Gilson Machado Neto soma um total 88,1 % de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum para a Prefeitura do Recife ou não o conhece.

Ainda na mesma pesquisa, quando foi questionado a intenção de voto pela PCR, Gilson Machado aparece atrás apenas do vereador Ivan Moraes (PSOL) e André de Paula (PSD), com 2,2% , 2,1% e 1,7%, respectivamente.

Em pesquisa mais recente realizada pelo mesmo instituto entre os dias 25, 26, 27 e 28 de outubro, Gilson se mantém com os 2,2% de intenção de votos.

O levantamento foi realizado entre os dias 4 e 8 de setembro e foram ouvidos 684 eleitores. O grau de confiança da pesquisa é de 95% para uma margem de erro de 4%. 

Aliados de Bolsonaro na Alepe:

Foto: Alepe

Quem também tem defendido as bandeiras bolsonarista no estado é o deputado estadual Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), lider da oposição ao governo Paulo Câmara na Alepe.  O parlamentar se coloca como pré-candidato a prefeitura do Recife pelo PRTB, partido do vice-presidente Hamilton Mourão. 

Foto: Divulgação

Vale citar também a deputada estadual Clarissa Tércio (PSC), que também tem sido uma voz na Alepe em apoio ao presidente Bolsoanro. A deputada já recepcionou a ministra Damares e cumpriu agenda com a mesma em um hospital da Região Metropolitana do Recife no último mês.

Agora só resta aguardar o desenrolar dessa nova fase do presidente Jair Bolsonaro e de seu novo partido, e saber qual será a nova aliança pelo Recife.