BRICS

Presidente chinês chega a Brasília para a Cúpula que será realizada nesta quarta e quinta

Foto: Mariana Alejarra/gov.br

O presidente da República Popular da China, Xi Jinping, acompanhado da primeira-dama Peng Liyuan, chegou a Brasília na noite desta terça-feira (12) para integrar a 11ª Cúpula do BRICS, que será realizada na capital brasileira nos dias 13 e 14 de novembro.

O líder chinês foi recebido pelo secretário-geral do Itamaraty, Otávio Brandelli, e pelo comandante da Ala 1, Brigadeiro do Ar Vincent Dang.

No fim da manhã da quarta-feira (13), Xi Jinping será recebido pelo presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Itamaraty, haverá cerimônia de assinatura de Assinatura de Atos, declaração à imprensa e um almoço.

Há quase um mês, o presidente brasileiro foi recebido pelo chefe de Estado em Pequim, na China. Na ocasião, houve assinatura de atos, reuniões com autoridades chinesas e uma visita à Muralha da China.

A China registrou um crescimento econômico, em média, de dois dígitos nas duas últimas décadas e alcançou a segunda posição na economia mundial, sendo o maior exportador global em termos de volume de produtos. Também ocupa o Conselho de Segurança da ONU como membro permanente.

A Cúpula de Brasília é evento culminante das diversas atividades organizadas pela presidência brasileira do BRICS, em 2019, entre as quais se destacam o encontro informal de líderes à margem do G20 (Osaka, junho) e 16 reuniões em nível ministerial.

Fonte: Agência Planalto