Investigação

Em Pernambuco, PF faz operação para combater desvio de até 2 milhões de recursos em obras da BR-101

Estão sendo cumprindos 10 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Recife/PE nos bairros de Boa viagem, Candeias, Graças, Casa Forte, Pina, Santo Amaro e Guabiraba.

PF, Em Pernambuco, PF faz operação para combater desvio de até 2 milhões de recursos em obras da BR-101
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13/11) a Operação Outline, para investigar suspeitas de desvios de recursos que deveriam ter sido empregados na obra de requalificação da BR-101, trecho do Contorno Viário da Região Metropolitana de Recife/PE, que se encontra em fase final de execução.

Cerca de 50 policiais federais estão cumprindo 10 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Recife/PE nos bairros de Boa viagem, Candeias, Graças, Casa Forte, Pina, Santo Amaro e Guabiraba.

O valor total do contrato firmado para execução dos serviços supera a cifra de R$ 190 milhões e a maior parte dos recursos é oriunda de repasse do Governo Federal para o Estado de Pernambuco.

De acordo com relatórios de auditoria do TCU e TCE recebidos pela PF, a obra vem sendo executada com material (especialmente asfalto) de baixa qualidade e pouca durabilidade, o que pode estar afetando trechos de rodovias já entregues à circulação. Ademais, foi constatado que, durante quase a metade da execução do contrato, apenas um servidor do DER/PE teria atuado como fiscal dos serviços, algo incomum em obras dessa envergadura. Posteriormente, uma empresa componente do próprio consórcio contratado para execução chegou a atuar como supervisora da obra.

A PF solicitou quebras de sigilo bancário de pessoas e empresas suspeitas, resultando na obtenção de evidências de que parte dos recursos repassados pelo DER/PE para empresa executora da obra pode ter sido desviada para pagamento de vantagens indevidas a servidores públicos (propinas). *Estima-se que pelo menos R$ 2 milhões teriam sido desviados, mas ainda será realizada perícia de engenharia para calcular o valor exato, que pode ser maior.

Estão sendo investigados os crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, fraude em dispensa de licitação e lavagem de dinheiro, cujas penas ultrapassam os 20 anos de reclusão.

Outline é a tradução literal para a língua inglesa de “contorno”, e significa ainda rascunho ou esboço, simbolizando algo provisório, inacabado.

Da redação do Portal com informações da Comunicação Social da Polícia Federal em Pernambuco

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal