Nota

PT emite nota em solidariedade a Evo Morales e diz que houve golpe de Estado na Bolívia

Imagem: Montagem/Portal de Prefeitura

O documento foi divulgado na noite de ontem (10), após uma apuração da OEA (Organização dos Estados Americanos) que confirmou fraude nas eleições bolivianas e recomendou a realização de um novo pleito. O partido do ex-presidente Lula afirma através da nota, que existe uma “tentativa das forças de direita de afastar, por meios violentos”, o presidente boliviano “de sua posição de chefe de governo legitimamente eleito”.

Ainda em nota, o Partido dos Trabalhadores denuncia o que classifica como golpe de Estado na Bolívia, que teria levado à renúncia do legítimo e constitucional presidente Evo Morales. “Isso é o resultado da ação daqueles que não aceitam a vontade do povo e tampouco respeitam as instituições democráticas arduamente construídas na luta contra as ditaduras latino-americanas na década de 80”.

A nota assinada por Gleisi Hoffmann, finaliza com os dizeres, “Repudiamos com veemência a atitude antidemocrática e violenta da direita, a ingerência externa e a omissão de parcelas das forças policiais em proteger as autoridades e o patrimônio público e cumprir seu papel para assegurar sua integridade física, bem como a das organizações sociais e da população que reivindica o respeito à normalidade democrática”, completa a nota.