Concluído

Enem: Fotos de prova do circulam nas redes não compromete e exame chega ao fim de forma tranquila

O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o presidente do Inep. Alexandre Lopes, fazem balanço sobre o ENEM 2019.

, Enem: Fotos de prova do circulam nas redes não compromete e exame chega ao fim de forma tranquila
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Pelas redes sociais o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, disse que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorreu com tranquilidade. “Descanse, relaxa, você fez uma boa prova, estamos torcendo por você”.

Hoje (10) foi o segundo dia de prova do Enem. Participantes fizeram as provas de matemática e ciências da natureza em mais de 1,7 mil municípios. No último domingo (3), os candidatos fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. O tema da redação deste ano foi  “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

, Enem: Fotos de prova do circulam nas redes não compromete e exame chega ao fim de forma tranquila
O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o presidente do Inep. Alexandre Lopes, fazem balanço sobre o ENEM 2019. Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Fotos das provas circularam nas redes sociais tanto no primeiro quanto no segundo dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) antes dos prazos permitidos pelas regras do exame. Segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, isso não afetará os participantes. “O dano disso foi zero”, afirmou em coletiva de imprensa.

Hoje (10), um caderno de provas foi fotografado na íntegra e divulgado nas redes sociais antes das 18h, no horário de Brasília, horário em que os participantes poderiam deixar o local de prova com o Caderno de Questões. A divulgação ocorreu, no entanto, após às 16h30, quando os participantes já podiam deixar os locais de aplicação, não sendo caracterizado pelo Ministério da Educação (MEC) como um vazamento.

, Enem: Fotos de prova do circulam nas redes não compromete e exame chega ao fim de forma tranquila
Imagem: Divulgação/WhatsApp

Segundo Weintraub, não se tratou apenas de um caso, mas eles já foram identificados e foram feitos boletins de ocorrência. Um deles foi um rapaz de 18 anos. A atitude não acarretará em maiores punições, mas, de acordo com o ministro, isso ficará registrado no nome dessas pessoas.

No primeiro dia de prova, uma foto da prova de redação circulou após o início do exame. Segundo Weintraub, ao menos uma mulher do Ceará, que era aplicadora de prova foi identificada e será punida. Esse caso foi considerado mais grave e a punição poderá ser mais severa, de acordo com o ministro.

Os participantes do exame, no entanto, não serão afetados por nenhuma das duas práticas.

Gabaritos

Os gabaritos oficiais serão divulgados na quarta-feira (13). Também serão divulgados os Cadernos de Questões, em todas as suas versões. No total, serão seis gabaritos para cada dia de aplicação e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis.

Os participantes deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.

Os resultados individuais do Enem 2019 serão divulgados na Página do Participante e no aplicativo do Enem, em janeiro de 2020, a partir de consulta com CPF e senha.

O resultado dos participantes eliminados, segundo o Inep, não será divulgado, mesmo que eles tenham realizado o Enem nos dois dias de aplicação. Para os treineiros, que fazem o exame para autoavaliação de conhecimentos, a consulta só será liberada em março do ano que vem.

Agência Brasil

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal