Protesto

Manifestação no Recife leva multidão às ruas

Foto: Douglas Hacknen/Portal de Prefeitura

Em defesa da prisão após condenação em segunda instância e da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 410/18, que deve ser votada nesta segunda-feira (11) pela CCJ da Câmara, a população pernambucana saiu às ruas. Organizada pelo movimento ‘Vem Pra Rua’ (VPR), a manifestação ocorreu neste sábado (9) e saiu da Padaria Boa Viagem, Zona Sul do Recife, até o Segundo Jardim de Boa Viagem, em caminhada de aproximadamente um quilômetro.
O protesto aconteceu um dia depois de o ex-presidente Lula deixar da prisão, em consequência de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que por 6 votos a 5, na última quinta-feira (7), alterou o entendimento sobre a prisão em segunda instância favorecendo políticos presos pela Operação Lava Jato. Maria Dulce, líder do VPR Recife, classificou a decisão do STF como “escabrosa” e disse que isso “Compromete toda a nação brasileira, não apenas os corruptos, pois abre portas para a impunidade de todos os bandidos que têm dinheiro para contratar advogados”.
Segurando faixas e cartazes com palavras de ordem, manifestantes afirmavam ter “Vergonha do STF” e chamavam os onze ministros da Corte de “Traidores do Brasil”, além de cobrar deputados e senadores para aprovarem a PEC 410/18. Segundo organizadores, durante todo o trajeto, participaram da manifestação mais de 10 mil pessoas.