Decisão

Ex-presidente Lula sai ou não sai da cadeia hoje?

Victor Moriyama/Getty Images

Juntamente com outros 4.900 presos por condenação em segunda instância, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pode ser solto hoje. Após decisão do STF contra a prisão após condenação em segunda instância a defesa do ex-presidente que poderá entrar com pedido de “soltura imediata”.

A decisão tomada ontem após votação no STF acirra a divisão do país entre os defensores e os críticos da Lava Jato e do ex-presidente, além de causar uma confusão no cenário político do país. Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil, “o direito de defesa e a presunção de inocência saem fortalecidos”. Já o senador Major Olímpio (PSL-SP), resumindo o sentimento de opositores de Lula, afirmou que a decisão é uma “festa da bandidagem”.

A saída do ex-presidente, assim como dos demais condenados em segunda instância, não é automática e depende de trâmites burocráticos. No caso do petista, a decisão será tomada pela juíza responsável, Carolina Lebbos, após receber manifestação da defesa. O ex-ministro José Dirceu está na mesma situação.

A votação foi tomada na noite desta quinta-feira (07), quando o Supremo Tribunal Federal decidiu, por 6 votos a 5, que é preciso esperar a última instância para o cumprimento da pena.