Recusa

“Não tenho afeição nem saudade do AI-5”, diz General Heleno

Foto: Igor Estrela/ Metrópoles

O general Augusto Heleno disse em entrevista para o Estadão que “não tem afeição e nem saudade do AI-5”. O militar também afirmou que tem “um ótimo relacionamento com o deputado Rodrigo Maia”.

Ao ser questionado sobre a fala do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que disse que ele teria sofrido influências de Olavo de Carvalho, Heleno disse que “isso não é verdade, de jeito nenhum”.

“Não sei quem colocou na cabeça dele que sofro algum tipo de influência do senhor Olavo de Carvalho. Isso não é verdade, de jeito nenhum. Falei com esse senhor pouquíssimas vezes, uma delas num jantar em Washington, e acho que se eu o encontrar por aí nem vou reconhecer. Além disso, sempre fui independente e muito cioso das minhas convicções (…). O Brasil precisa aperfeiçoar o regime democrático, cultuar os símbolos indeclináveis da democracia. Portanto, fui surpreendido com a distorção sobre minha posição sobre o AI-5.”

O general contou ter enviado uma mensagem a Rodrigo Maia, dizendo que “não tenho afeição nem saudade do AI-5. Nunca pensei nisso e considero o Congresso indispensável e incontornável como instrumento fundamental da democracia”.