Jaboatão lança Portal de Licenciamento Integrado

O empreendedor passa a ter acesso a linhas de crédito e tem a possibilidade de participação em licitações.

Publicado por: em 4 de novembro de 2019 - 14:32

Ver Perfil

Jaboatão dos Guararapes

Imagem: Matheus Britto/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes acaba de lançar o Portal de Licenciamento Integrado (PLI), uma ferramenta que agiliza e desburocratiza processos de licenciamento para o funcionamento de empresas no município. O sistema, pioneiro no País, faz parte do programa Jaboatão Invest e pode ser acessado por meio do portal da prefeitura (jaboatao.pe.gov.br).

O lançamento foi em um hotel localizado em Barra de Jangada no último dia 31. Na ocasião, houve demonstração prática de como solicitar o licenciamento e o prefeito Anderson Ferreira realizou a entrega dos documentos a três empresários dos ramos de comércio varejista, alimentação e imobiliário.

Com a criação do PLI, os interessados em regularizar empresas junto ao município não precisarão mais se deslocar aos órgãos da prefeitura para entregar a documentação. Agora basta preencher os dados, escanear a documentação exigida e incluir tudo no sistema. Todo o processo pode ser acompanhado via online e a autorização pode ser impressa pelo próprio empreendedor. Outra novidade é a gratuidade para vários serviços relacionados ao licenciamento de atividades consideradas de baixo risco, e passam a ser oferecidos sem cobrança de tributos.

O prefeito Anderson Ferreira já sancionou a Lei Municipal para adequar Jaboatão à Lei Federal da Liberdade Econômica, que facilita a formalização de microempresários que atuam com negócios de baixo risco – neste caso, o licenciamento sai de imediato acessando o Portal de Licenciamento Integrado. Ainda segundo o gestor, com o alvará em mãos, o empreendedor passa a ter acesso à obtenção de linhas de crédito e tem a possibilidade de participação em editais de licitação, mecanismos que auxiliam o empreendimento.
“Nós víamos a dificuldade enfrentada por quem tanto luta para conseguir empreender. E isso é algo que, para nossa gestão, não pode mais existir, afinal de contas estamos falando de criação de empregos e geração de renda. Desde o início, temos usado a tecnologia como aliada para desburocratizar processos e aproximar a gestão e os serviços públicos das pessoas. Esse portal é mais um exemplo do nosso pioneirismo, uma ferramenta que coloca Jaboatão como indutor do reaquecimento da economia”, destacou o gestor.

Por: Comunicação/Jaboatão dos Guararapes

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com