Jaboatão dos Guararapes

Jaboatão capacita profissionais da saúde sobre correto manuseio de manchas de óleo

Foto: Chico Bezerra/PJG

Dando continuidade às capacitações voltadas aos profissionais da rede pública para abordar temas ligados ao manuseio do óleo encontrado na orla da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes realizou, nesta quinta-feira (31), treinamento voltado a 100 profissionais da área, entre dentistas, médicos e enfermeiros.

Entre os principais tópicos abordados, efeitos do petróleo cru à saúde humana, avaliação dos pacientes, procedimentos de segurança a serem adotados em caso de contato ou ingestão acidental e a importância da notificação de casos para controle da situação. A ação aconteceu no auditório da Faculdade dos Guararapes, no bairro de Piedade, e contou com participação do toxicologista Américo Ernesto.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde do Jaboatão dos Guararapes, Vania Freitas, antes mesmo da chegada das primeiras manchas de óleo em um trecho da praia de Barra de Jangada, na última, semana, foi criada uma força-tarefa, por determinação do prefeito Anderson Ferreira, para monitorar a situação e traçar estratégias eficientes para remoção imediata do material.

Nesta sexta-feira (1º), uma uma nova capacitação será realizada no auditório da Faculdade Tiradentes, em Piedade, das 8h30 às 11h. Estarão presentes representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Agentes Comunitários de Combate a Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que atuam nas regionais de Prazeres e Cajueiro Seco.

Redação do Portal de Prefeitura com informações da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes