Racismo

Deputado Ossesio Silva quer combater racismo no futebol

Foto: Beto Dantas/Portaldeprefeitura

Foi protocolado na Câmara dos Deputados, a indicação nª 1469/2019 de autoria do deputado federal Ossesio Silva (Republicanos/PE), que reivindica ao Governo Federal ampliação de campanhas de Combate ao Racismo nos estádios e clubes de futebol de todo o país.

“Essa proposta visa reforçar o combate à discriminação racial, atos como casos de racismo nos estádios são frutos de atitudes individuais e isoladas, que não condizem com a grandiosidade dos clubes brasileiros” destacou o parlamentar.

O deputado republicano completou ressaltando a importância da solicitação. “A ação tem por objetivo conscientizar a população de que racismo é crime. Defendemos e acreditamos que os clubes de futebol prezam pela paz e pelo futuro do esporte. É um absurdo no meio esportivo vivermos situações de preconceito racial” frisou.

Quando deputado estadual por Pernambuco, Ossesio foi autor do Projeto que originou a Lei Estadual nº 15.776/2016, que obriga os responsáveis legais pelos estádios de futebol no estado de Pernambuco a fixarem placas, em locais de fácil visibilidade, com os dizeres “Diga Não Ao Racismo”.

A Lei foi implementada em Pernambuco através da campanha do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), “Diga Não ao Racismo”, direcionada à conscientização das torcidas, jogadores e dirigentes de futebol. A iniciativa recebeu apoio dos três maiores clubes de Pernambuco (Sport, Náutico e Santa Cruz), da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e das Polícias Militar e Civil. A campanha teve por objetivo levar informação e cobrar dos clubes o cumprimento da Lei Estadual de autoria do deputado Ossesio.