Solenidade

Alepe realiza homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira  

Foto: Beto Dantas/Portaldeprefeitura

Na noite desta terça-feira (29) foi realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), uma reunião solene em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, ambos comemorados no dia 23 de outubro. A reunião foi proposta pelo deputado estadual Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), líder da oposição na Alepe. A presidente da mesa, foi a deputada Clarissa Tércio (PSC).

Foto: Beto Dantas/Portaldeprefeitura

O Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira rememora o primeiro voo realizado por Alberto Santos-Dumont no 14-Bis, o aparelho mais pesado que o ar, que ocorreu em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris. 

Durante a solene, o parlamentar destacou a importância da Força Aérea do estado, “ A FAB em Pernambuco tem uma atuação de destaque, pois daqui é controlado todo o tráfego aéreo do Nordeste e faixa territorial do Oceano Atlântico, pertencente ao território nacional, totalizando mais de 12 milhões de quilômetros de área, garantindo um voo seguro e eficiente a todos os usuários do sistema de transporte aéreo da região, além de assegurar a defesa e  pronta resposta frente a qualquer ameaça em nosso espaço aéreo”, disse Marco Aurélio. 

Foto: Beto Dantas/Portaldeprefeitura

O Brigadeiro do Ar, Cesar Guimarães Faria, do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), ressaltou as recentes missões desempenhadas pela FAB, como o auxílio na  interiorização dos venezuelanos, combate aos focos de incêndio na amazonas e ajuda humanitária prestada em decorrência das enchentes em moçambique, “a Força Aérea Brasileira prossegue assim cumprimndo sua missão, inserida no contexto nacional e internacional, de forma pacífica e solidária”, disse. 

Foto: Beto Dantas/Portaldeprefeitura

O evento foi realizado no auditório Sérgio Guerra, no Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar, e contou com a participação do Tenente-Coronel Adler Moura, representando o General Freire Gomes (Comandante Militar do Nordeste), General Geraldo Gomes de Mattos Filho, assessor especial do Comando Militar do Nordeste, a Banda de Música da Aeronáutica.