Novidade

Juntas apresenta codeputada Robeyoncé como pré-candidata a depuTRAVA federal pelo PSOL; termo foi apresentado nas redes sociais

As Juntas, mandato coletivo composto por cinco pessoas na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), decidiu apresentar uma das codeputadas para concorrer a cargo federal. Confira a nota completa que foi disponibilizada em publicação nas redes sociais.  

Como anunciado na quinta-feira (10), a codeputada Robeyoncé lançou candidatura para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados, na capital federal. A decisão da codeputada de mudar a candidatura para nível federal e de maneira individual é uma forma de ampliar o projeto iniciado em 2018 quando as Juntas, como cinco mulheres diversas numa única mandata, se reuniram para fazer história na Assembleia Legislativa de Pernambuco e eleger a primeira mandata feminista, antiLGBTQIA+fobica, antirracista e popular do Estado.

Nascida e criada na comunidade do Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife, Robeyoncé Lima é bacharela em direito pela UFPE, técnica administrativa pela mesma universidade e primeira mulher trans a ocupar uma cadeira na ALEPE com a mandata coletiva das Juntas. Como primeira advogada trans do Estado de Pernambuco, se tornou militante nas pautas LGBT, negra e feminista. Membra da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero e da Comissão de Igualdade Racial, ambas da OAB-PE.

Eleger uma mulher trans como deputada federal é, além de histórico, um avanço muito importante na representatividade de pessoas trans no Congresso Nacional, que nunca teve pessoas trans ocupando esse espaço de poder e decisão. É mais um espaço que podemos ocupar para hackear o sistema sustentado em bases machistas, racistas e LGBTfobicas. Na Câmara Federal, Robeyoncé trará ações para garantia dos direitos da população LGBTQIA+ e também pautas feministas, antirracistas, pautas da população com deficiência e de desencarceramento, além de articulações com as codeputadas das Juntas na ALEPE.

Leia também:
>>> Juntas do PSOL apresentam PL para garantir aos Travestis e Transexuais uso de banheiro tanto de homem como mulher, em Pernambuco

https://www.instagram.com/p/Ca-Y3tVrHJe/