Jaboatão

Prefeitura do Jaboatão orienta população sobre cuidados com manchas de petróleo

Foto: Chico Bezerra/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lançou, na quinta-feira (24), uma campanha de orientação sobre como as pessoas devem proceder caso encontrem manchas de petróleo nas praias do município. É realizada panfletagem em toda orla da cidade, informando, entre outros pontos, que a prefeitura deve ser comunicada imediatamente, para as equipes de limpeza possam ser acionadas. A orientação é de que não se pode ter contato com o material. No caso de convocação de voluntários para a realização de limpeza, a prefeitura irá distribuir luvas de borracha, botas e máscaras. Voluntários passam por treinamento para que possam manusear o material de forma adequada, com segurança.

Desde a semana passada, a prefeitura intensificou o monitoramento nas praias, com monitoramento durante 24 horas por dia. O objetivo é detectar a presença de manchas antes que atinjam as praias e também seja possível fazer o recolhimento com rapidez, como aconteceu no início da manhã dessa quarta-feira (23), em Barra de Jangada. Caso alguém encontre resíduos de petróleo nas praias do Jaboatão, deve ligar para os números (81) 99975-5886 / 99291-3767.

CAPACITAÇÃO
A Secretaria Municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes dará início, nesta sexta-feira (25), a uma capacitação voltada aos profissionais da rede pública para abordar temas ligados ao manuseio do óleo que tem sido encontrado na orla, bem como a implementação de protocolos de atendimento aos usuários que, porventura, tenham entrado em contato com o material. Participarão do treinamento, que será realizado no auditório da Faculdade dos Guararapes e no Centro Municipal de Qualificação Profissional, em Piedade, cerca de 200 servidores, entre agentes comunitários de saúde, médicos, dentistas e enfermeiros.

Da redação do Portal com informações da Comunicação de Jaboatão