Parceria

Emirados Árabes: Bolsonaro visita mais um país em busca de novas oportunidades de negócios

Foto: Isac Nóbrega/PR

A próxima parada do presidente da República, Jair Bolsonaro, em sua viagem à Ásia e Oriente Médio é Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, neste sábado (26). Depois, segue para Catar e Arábia Saudita. O Brasil e os Emirados Árabes Unidos celebram, esse ano, 45 anos do estabelecimento de relações diplomáticas. O Brasil é o principal parceiro do país na América Latina. A visita do presidente deverá confirmar o interesse brasileiro em consolidar essa posição e em promover iniciativas conjuntas e investimentos em áreas de interesse mútuo.

O secretário de Negociações Bilaterais no Oriente Médio, Europa e África do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega, falou sobre a visita aos países árabes. 

Nos Emirados Árabes, está previsto encontro com empresários, autoridades e atletas brasileiros e emiráticos de jiu-jitsu. Em entrevista ao Planalto, o embaixador do Brasil no país, Fernando Luís Lemos Igreja, disse que a é visita muito importante no contexto bilateral.  “Há mais dez anos que um chefe de estado brasileiro não vinha aos Emirados Árabes. Nesse período as relações entre os dois países se intensificaram muito”.  

Bolsonaro participa, no domingo (27), de seminário empresarial. Entre os objetivos, está a busca por novas oportunidades de negócios. “É buscar novas oportunidades para as empresas brasileiras aqui nos Emirados e para as empresas e os fundos soberanos de investimento emiráticos no Brasil”, explicou o embaixador. Os fundos soberanos de investimento emiráticos controlam, juntos, ativos que superam US$ 1 trilhão. Estima-se que investimentos dos Emirados Árabes no Brasil superam US$ 5 bilhões, em setores como financeiro, imobiliário e portuário.

Parceria Brasil – Emirados Árabes

As relações diplomáticas entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos foram estabelecidas formalmente em 1974 e a embaixada do Brasil em Abu Dhabi foi instalada em 1978. Em 1991, o país instalou sua embaixada em Brasília, a primeira na América Latina. O avanço na agenda política bilateral ao longo da última década e meia foi acompanhado pelo aprofundamento das relações econômicas. A partir de 2008, os Emirados Árabes se tornaram o segundo parceiro comercial médio-oriental do Brasil, atrás da Arábia Saudita. A embaixada no brasileira estima que viva no país uma comunidade de aproximadamente 10 mil brasileiros. 

Da redação do Portal com informações do Palácio do Planalto