Em Paulista, ação planejada do Comitê de Crise agiliza trabalho de limpeza de manchas de óleo
Litoral da cidade foi atingido na quarta-feira (23), e chamou atenção dos banhistas.

Assim que as primeiras informações sobre a presença de manchas de óleo na praia do Janga surgiram, o Comitê de Crise da Prefeitura do Paulista colocou em prática o planejamento de trabalho montado para minimizar os estragos ambientais provocados pela substância de origem desconhecida. A ação de limpeza do mar contou com um efetivo de 70 homens da prefeitura e 150 voluntários de ONG’s ligadas ao meio ambiente e moradores da cidade, tendo o apoio de máquinas e caminhões do município que realizaram a remoção do material. O Governo do Estado também enviou mais de 20 servidores, entre bombeiros, policiais militares e técnicos da CPRH. Ao todo, 25 toneladas de óleo foram retiradas do mar até 15h30 da quarta-feira (23).
O trabalho realizado pelo município contou com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Meio Ambiente e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Nesta quinta-feira (22), representantes da prefeitura se reuniram com gestores estaduais para viabilizar a montagem do Comitê de Crise e definir estratégias de atuação. O prefeito Junior Matuto participou do encontro e colocou os órgãos municipais à disposição. Hoje estão atuando na ação funcionários do Gabinete do prefeito, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Defesa Civil, Saúde, entre outros.

Orientações
Caso novas manchas de óleo sejam identificadas nas praias do município, a população pode acionar a prefeitura por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (3433.1311 / 99882.8387) e da Guarda Municipal (153). Evite contato com a substância sem EPIs.
Da redação do Portal com informações da comunicação de Paulista