Em nota, Prefeitura de Itamaracá afirma que vídeo de abertura do canal de esgoto é antigo

Em meio ao desastre ambiental das manchas de óleo, vídeo da abertura de um canal de esgoto cheio de lixo foi publicado pelo instagram do Recife Ordinário

Publicado por: em 24 de outubro de 2019 - 13:52

Ver Perfil

Sujeira

Foto: Reprodução/ Instagram

O perfil do instagram do Recife Ordinário denunciou a abertura de um canal de esgoto na praia do Pilar, na Ilha de Itamaracá, litoral de Pernambuco. No vídeo publicado é possível ver um trator abrir caminho para passagem de uma água escura e cheia de lixos.

O vídeo tem repercutido bastante, pois o Estado e a região Nordeste vem passando por um momento crítico com as toneladas de óleo que vem sendo retiradas da costa pernambucana nos últimos dias, causando a morte de vários animais marinhos.

“ABSURDO: em meio ao caos do óleo nas nossas praias a prefeitura de Itamaracá abriu um canal de esgoto na praia do Pilar para despeja-ló no mar sem o mínimo tratamento. Plásticos e outros materiais estão sendo despejados no mar. Hoje o óleo chegou nessa mesma praia e a prefeitura tá na TV falando que se preocupa com o meio ambiente. Estamos perdidos!”, escreveu o perfil no Instagram.

View this post on Instagram

ABSURDO: em meio ao caos do óleo nas nossas praias recebemos um video onde mostra a prefeitura de Itamaracá abrindo um canal de esgoto na praia do Pilar para despeja-ló no mar sem o mínimo tratamento. Plásticos e outros materiais estão sendo despejados no mar. Segundo a prefeitura, o vídeo é antigo e foi feito na época das chuvas fortes em Pernambuco. Mas a população afirma que isso é comum em várias partes da ilha. Hoje o óleo chegou nessa mesma praia e a prefeitura está na TV falando de preocupação com o meio ambiente. Estamos perdidos! #recife #itamaraca #meioambiente #absurdo

A post shared by Recife Ordinário (@recifeordinarioo) on

Vários comentários repudiaram a ação da Prefeitura, principalmente pelo momento em que as praias pernambucanas se encontram com as manchas de óleo que mobilizam vários voluntários para retirada da substância das praias.

Ainda de acordo com o Recife Ordinário, o óleo chegou nesta quinta-feira (24) na Ilha de Itamaracá.

Resposta

Em nota, a Prefeitura de Itamaracá se manifestou desde o dia 18 de outubro desmentindo a atualidade do vídeo, e reconhecendo que a cidade passa por problemas de drenagem em dias de chuvas volumosas e alega que é “necessário realizar a desobstrução de canais, visando reduzir os impactos das inundações nas áreas mais afetadas”.

A nota também critica a veiculação do vídeo, afirmando ser “lamentável a utilização desse tipo de artifício para denegrir a imagem dos gestores públicos”.

Foto: Divulgação

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com