Nomeação

Bolsonaro confirma indicação de Forster para embaixada dos EUA

Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quinta-feira (24) a indicação de Nestor Forster para a embaixada brasileira em Washington, no lugar de seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) foi confirmado como novo líder do PSL na Câmara, o deputado também anunciou na noite desta terça-feira (22) que desistiu da embaixada brasileira em Washington.

“Por aqui mesmo a gente já pede o agrément e formaliza”, disse Bolsonaro a jornalistas na partida de Tóquio a caminho de Pequim, a próxima parada de sua viagem pela Ásia e o Oriente Médio.

“É uma pessoa benquista, é um quadro exemplar, tem tudo para dar certo”, completou o presidente.

Forster é hoje o encarregado de negócios da embaixada em Washington e era o nome mais cotado para ocupar o posto até a decisão do presidente de indicar o filho, em julho deste ano.

Amigo do chanceler Ernesto Araújo e ligado a Olavo de Carvalho, Forster segue os padrões conservadores impostos pelo governo Bolsonaro, mas não tem experiência como chefe de embaixadas.

Desde que foi indicado pelo presidente, em julho, Eduardo e o Planalto faziam lobby por seu nome, mas o governo nunca chegou a ter garantia de que seria aprovado, tanto que a mensagem oficial com a indicação nunca chegou a ser enviada ao Senado. O Brasil está sem embaixador em Washington desde abril, quando Sérgio Amaral, indicado ainda no governo Temer, foi retirado do posto por ordem de Bolsonaro.