Avaliação

Liberdade PE lança ferramenta para acompanhamento da gestão dos prefeitos pernambucanos

Foto: Divulgação

A ONG Liberdade PE lançará nesta quinta-feira (24) a partir das 19 horas no Instituto Paiva o site Ranking dos Prefeitos que contém dados sobre a gestão de finanças, transparência, emprego, educação, saúde e segurança, no âmbito municipal de forma clara.

A ONG trabalha a favor da liberdade econômica, contra a corrupção e contra os privilégios, sendo uma instituição suprapartidária e sem fins lucrativos, apoiando a liberdade econômica, luta contra a corrupção e contra os privilégios. E não aceita recursos do Poder Público.

Com base em dados abertos fornecidos por instituições públicas de acompanhamento e fiscalização do Estado, a exemplo do Ministério Público, Tribunal de Contas, Polícia Federal, Secretarias de Governo entre outros, desenvolvemos o site Ranking dos Prefeitos.
O objetivo é fornecer ao cidadão uma ferramenta didática e prática para avaliação da gestão municipal.

Foto: Divulgação

São seis indicadores para avaliação do Ranking. O primeiro é de finanças com dados do CAPAG que fiscaliza a capacidade de pagamento dos municípios, o segundo é Transparência avaliada pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, o terceiro é Empregos com dados do CAGED do Ministério do Trabalho, o quarto é Saúde acessado pelo Data SUS e coleta dados de cada município com relação a óbitos por causas evitáveis, o quinto é Educação com dados do IDEB com avaliação e meta de cada município e o sexto Segurança com dados da Secretaria de Defesa Social a respeito de crimes violentos com mortes.

Não é atribuído nota para nenhum e é avaliado a classificação a partir desses números que o Estado fornece. O ranking será avaliado após a média aritmética desses seis indicadores e nenhum tenha peso maior do que o outro. Há também uma página de denúncias contra corrupção nos municípios pernambucanos.

A equipe é formada por:

Presidente – Augusto Jatobá
Dir. Adm – Marcelo Santos
Dir. Fin – Gláucia Rossi
Dr. Jurídico – Marcelo Lapenda
Dir. Comunicação – Alexandra Moraes

Serviço:

Data: 24/10
Horário: 19h
Local: Instituto Paiva – Rua Carlos Porto Carreiro, 52 – Boa Vista.

Entrada: Gratuita