Provas do SAEB serão aplicadas aos estudantes da rede municipal de ensino de Olinda

Todos os alunos da turma dos 5º e 9º anos do ensino fundamental realizarão a avaliação

Publicado por: em 22 de outubro de 2019 - 19:01

Ver Perfil

Olinda

Foto: Divulgação

Cerca de 4 mil estudantes de 60 unidades escolares da Rede Municipal de Olinda farão provas nesta quarta-feira (23) de língua portuguesa e matemática. Os exames fazem parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb permite realizar um diagnóstico da educação básica nacional e de fatores que podem interferir no desempenho dos alunos. A partir do resultado são definidas as políticas públicas educacionais.

De acordo com a Secretaria de Educação, Esportes e Juventude (SEEJ) de Olinda, a meta é que o município atinja média 6,0. Todos os estudantes da turma dos 5º e 9º anos do ensino fundamental realizarão a avaliação. As provas são entregues no início das aulas de cada turno e terão duração máxima de duas horas e meia.

Uma novidade para esta edição do Saeb é o formato amostral. Quatro turmas do 2º ano do ensino fundamental de duas escolas (Santa Tereza e Francisco de Assis) foram sorteadas para a avaliação das disciplinas de ciências da natureza e humanas.

Secretário de Educação de Olinda, Professor Paulo Roberto – Foto: Divulgação

As provas seguem até o dia 1º de novembro. A SEEJ tem mobilizado toda a comunidade  escolar, a partir do gestor e coordenador pedagógico das escolas, com ações que aumentem ainda mais o quantitativo percentual de estudantes para participar das avaliações. “Este ano a gente tem conseguido aumentar a noção de responsabilidade dos estudantes que realizam estas provas, acredito que este seja o ponto mais importante. A partir do momento que o estudante participa consciente destas avaliações, ele entende o seu papel e tem noção da importância que a avaliação externa tem. Um aluno focado, ciente da responsabilidade que possui, é garantia de bons resultados”, destacou o titular da pasta, Paulo Roberto Souza Silva.

DADOS

A maior parte dos alunos brasileiros gosta de estudar português e matemática. Quando deixam a escola, ao final do ensino médio, mais da metade dos estudantes, 57,8%, diz gostar de estudar matemática e 76,1%, ou seja, três a cada quatro alunos, gostam de estudar língua portuguesa. Os dados são de um questionário aplicado aos estudantes que participaram da última edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 2017, organizados pela Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE). As avaliações do Saeb acontecem a cada dois anos e as médias de desempenho dos estudantes, apuradas juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, levantadas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Da redação do Portal com informações da Secom de Olinda 

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com