Perigo

Julio Lossio alerta sobre riscos de usina nuclear em Pernambuco

Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PSD), declarou na tarde desta terça-feira (22), ao site Portal de Prefeitura que “Alguns deputados estão encantados com os 30 bilhões de investimentos e esquecem dos riscos” que as usinas nucleares podem trazer para a população.

Lossio lembrou dos acidentes nucleares que ocorreram no Japão e na Rússia. “Essa energia não é limpa, ela apenas é isenta de carbono, mas produz resíduos tóxicos que precisam ser armazenados por 3 mil anos”. Para o ex- candidato ao governo de Pernambuco, em 2018, o “Brasil não está preparado para ter usinas nucleares” e destacou os danos que poderiam ser causados caso ocorra algum acidente. “Nós não conseguimos controlar os rejeitos de um aparelho de raio X, basta lembrar do caso de Goiânia, em 1987 com o césio-137. Imagina uma usina nuclear as margem do Rio São Francisco, comprometendo a nossa fruticultura e o nosso turismo!”.

Complementou dizendo que “Na minha visão, esse dinheiro deveria ser investido na produção de energia solar, que iria gerar muito mais emprego e renda além de ser muito mais segura, do ponto de vista ambiental”.