Cobrança

Câmara do Recife realiza audiência com o secretário de Meio Ambiente da capital

João da Costa convida Secretário de Meio Ambiente
O vereador João da Costa (PT) realizou na tarde de hoje (22), na Câmara do Recife, audiência pública com o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Município para cobrar explicações acerca do plano de contenção do óleo caso chegue às praias da capital. O vereador disse, na tarde desta segunda-feira (21), na tribuna da Casa, que apresentou emenda ao orçamento de 2020 no sentido de que seja criado um fundo de contingenciamento, provendo fundos para desastres dessa natureza e outros que venham a acontecer.

João da Costa lembrou ontem que no governo do PT foi criado um fundo de contingenciamento atrelado ao Ministério do Meio Ambiente, e que dois meses depois dos primeiros vazamentos de óleo o governo federal ainda não se pronunciou. Para ele, a responsabilidade é do governo federal que só se ocupa em  criminalizar a Venezuela e não apresenta provas, pelo contrário determinou sigilo nas investigações. “Semana passada o governo do Estado informou que não havia chegado óleo a nossas parias, mas como não se pode prever, porque depende das correntes de marés,  é preciso prevenir”.

O vereador ponderou que se o vazamento ocorresse em praias do Rio de Janeiro ou outro estado do Sul, as providências já teriam sido tomadas. Não se pode calcular a contaminação, que deverá se estender por muitos anos. “Os animais marinhos estarão contaminados e as pessoas também podem adoecer”.