Investimento

Moro quer arrecadar R$ 100 milhões com venda de carros de traficantes que serão investidos na Funad

Foto: Adriano Machado

O Ministério da Justiça iniciou na última quarta-feira (16) o programa de leilões para venda carros apreendidos de narcotraficantes. O dinheiro arrecadado será transferido para o Fundo Nacional Antidrogas (Funad). O fundo tem o objetivo de financiar a repressão ao tráfico e políticas de prevenção e atendimento de dependentes químicos.

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, comemorou a aprovação da MP: “Fiquei muito feliz com a aprovação da MP, que moderniza a lei antidrogas e garante mais recursos para investimento em segurança pública”. O ex-juiz da Lava Jato tornou-se um símbolo da luta contra a criminalidade após apresentar expressivos números na redução de índices de violência no país.

Pela proposta, os ativos terão destinação administrada pela Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O repasse não dependerá mais de convênio e poderá ser feito de forma direta, evitando a depreciação dos bens, principalmente no caso dos veículos nos pátios. A MP também facilita o acesso dos estados a esses recursos.

O objetivo do ministro é arrecadar cerca de R$ 100 milhões no total com a venda de 327 veículos, incluindo sucatas, carros populares e automóveis de luxo apreendidos dos traficantes de drogas.