Aumento

Deputada propõe reforço no orçamento para conter manchas de óleo nas praias pernambucanas

Foto: Montagem/ Portal de Prefeitura

A deputada estadual Priscila Krause (DEM) escreveu em sua conta pessoal no Twitter, na manhã desta sexta-feira (18), uma sugestão para o governador Paulo Câmara (PSB), um projeto de lei com reforço orçamentário extraordinário p/ programa de “preservação dos recursos naturais”, referindo ao combate das manchas de óleo que estão invadindo as praias do Nordeste, inclusive as de Pernambuco.

De acordo com a parlamentar, houve uma redução do orçamento desse ano da Secretaria De Meio Ambiente e CPRH e o reforço iria suprir essa redução de orçamento.

“Sugiro ao governador Paulo Câmara, no papel que cabe ao nosso mandato parlamentar, envio de projeto de lei com reforço orçamentário extraordinário p/ programa de “preservação dos recursos naturais”. Há uma redução do orçamento desse ano da Secretaria De Meio Ambiente e CPRH”, tuitou Priscila.

As manchas de óleo são um problema que vêm assombrando o litoral do Nordeste. Toneladas do material já foram retiradas, mas as manchas continuam aparecendo. O estado registrou o aparecimento das manchas no fim de agosto para o início de setembro.

Segundo o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o óleo “muito provavelmente” é de origem venezuelana.

A reunião da última quinta-feira (17), que decidiu pela atuação em alto-mar para conter as manchas, contou com representantes das instituições que compõem a força-tarefa montada em Pernambuco, como a Secretaria e a Agência Estadual de Meio Ambiente, se reúnem na sede da Marinha, no Recife, para discutir ações de prevenção e contenção das manchas.

Na mesma quinta-feira foram encontradas manchas de óleo em um dos lugares mais visitados de Pernambuco, em São José da Coroa Grande, no Litoral Sul.

Foto: Reprodução/TV Globo