Avaliação

Prisão perpétua e pena de morte para crimes no Brasil serão avaliadas por Sergio Moro

Foto: Nelson Almeida/AFP

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, em entrevista ao jornalista Boris Casoy, da RedeTV respondeu sobre o que pensa em relação à prisão perpétua e pena de morte. Ele citou um exemplo para o primeiro caso e afirmou não saber “se é necessário tudo isso”, mas que o sistema atual gera insatisfação.

“Olha, eu vejo que vários países europeus têm penas de prisão perpétua. Não sei se é necessário tudo isso, mas é absurdamente insatisfatório quando se vê, no Brasil, pessoas condenadas, por exemplo, por homicídio qualificado, às vezes com requintes de crueldade, ficando menos de dez anos na prisão. É uma pena que parece desproporcional a gravidade desses crimes”, defendeu Moro sobre a possibilidade de implantação da prisão perpétua no país.

Sobre a pena de morte, o ministro fez uma reflexão sobre as implicações de aderir esse tipo de condenação. “O problema da pena de morte sempre envolve a questão do erro judiciário. Quando se erra é impossível voltar atrás, então isso é realmente um problema apontado inclusive nos países que adotam [a pena de morte]”, avaliou.

Moro também avaliou a progressão de pena e disse que é favorável para que medidas mais rígidas sejam efetivadas.