Abreu e Lima

Abreu e Lima: Postos de Saúde da Família realizam testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C

Foto: Divulgação
Para facilitar a realização dos testes rápidos e gratuitos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, os moradores de Abreu e Lima, já podem contar com 13 postos de atendimento do Programa Saúde da Família (PSF) do município, além do Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA),  que funciona na rua Padre Miguel Ribeiro, próximo à escola estadual Polivalente, Centro.
O horário de atendimento nos postos de saúde é de 8h às 16h, de segunda a sexta. Já no SAE e CTA, os dias são os mesmos, mas funcionando com duas horas a menos, das 8h às 14h.
Entre as unidades de Saúde que já fazem os testes estão os PSF’s das seguintes localidades: Alto São Miguel, Alto Bela Vista, Engenho Novo, Jaguaribe, Caetés Velho Baixo, Caetés II, Vila Militar, Desterro I, Embriões II, Caetés I B, Centro I, Centro II, Caetés I A.
Segundo a secretaria de Saúde, para fazer o exame é preciso apresentar um documento de identificação. O resultado sai em cerca de 20 minutos e é confidencial.
O resultado dando positivo para HIV, o usuário é encaminhado para tratamento e acompanhamento no SAE, positivando para as Hepatites B e C, ele realizará o tratamento na própria unidade onde realizou o teste. Caso, o exame tenha dado positivo para Sífilis, o usuário é encaminhado para tratamento no Hospital e Maternidade de Abreu e Lima.
Segundo Maristela Blera, diretora de Atenção Básica, a descentralização da Testagem Rápida para Sífilis HIV e Hepatites B e C, é um ganho importante para os usuários. “Desta forma, melhoramos o acesso aos serviços de saúde do município. Em breve estaremos descentralizando o tratamento para Sífilis para as Unidades de Saúde da Família”, comenta Maristela.
Por Comunicação Abreu e Lima