Brasil pode fechar acordo com os Estados Unidos para lançamento de foguetes

Na prática, é preciso firmar esse compromisso para o Brasil poder lançar foguetes e satélites que contenham componentes norte-americanos

Publicado por: em 9 de outubro de 2019 - 13:53

Ver Perfil

Próximo

Foto: Márcio Nascimento

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, convidou um grupo de jornalistas, nesta terça-feira (8), para uma conversa em seu gabinete. Pontes não aparece muito com suas opiniões, mas no encontro, afirmou que o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) com os Estados Unidos está perto de ser aprovado no Congresso Nacional, mas não cravou uma data.

Na prática, é preciso firmar esse compromisso para o Brasil poder lançar foguetes e satélites que contenham componentes norte-americanos. Segundo o site Poder360, Pontes declarou:

“É simplesmente uma permissão […] desde que a gente proteja aquela tecnologia daquela empresa americana. A gente não está falando de Nasa, de Força Aérea… Estamos falando de empresa”, disse Pontes.

“Por que precisa ter esse acordo com os Estados Unidos? Simples: 80% dos foguetes e satélites do planeta têm algum componente americano. Então, obviamente, vou procurar quem tem a maior parte do mercado. Sei lá, pode ser chinês, japonês, quem for”, concluiu.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com