Votação

Senado vota reforma da Previdência nesta terça-feira

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

A votação do primeiro turno da reforma da Previdência deve acontecer no fim da tarde desta terça-feira (1º) no Senado, após os adiamentos na última semana. A proposta será analisada e vai acontecer depois que ela passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o que deve acontecer ainda no período da manhã desta terça-feira.

Se for aprovado em primeiro turno, o texto ainda vai passar por uma segunda votação, que pode ocorrer na próxima semana. Nesta terça-feira, o plenário deve votar primeiro o texto-base e, depois analisar os destaques, sugestões de alteração no conteúdo da reforma. Para que a aprovação seja confirmada, pelo menos 49 senadores precisam ser favoráveis ao texto submetido.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), convocou uma sessão do Congresso na última terça-feira (24) para análise de vetos presidenciais, entre os quais, os vetos ao texto sobre abuso de autoridade. Com isso, a votação foi transferida para quarta-feira (25).

Na quarta-feira, houve novo adiamento. Dessa vez, para que senadores participassem de uma audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, sobre a operação que teve como alvo o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Após os adiamentos, a votação deverá acontecer durante essa semana, iniciando nesta terça-feira.