Energia Nuclear

Alberto Feitosa visita Centro de Energia Nuclear em Pernambuco

Imagem: ASCOM do Dep. Alberto Feitosa

Na manhã desta quarta-feira (25/09) o Deputado Alberto Feitosa (SD) fez uma visita ao Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste, localizado na Cidade Universitária, na Região Metropolitana do Recife, a fim de compreender um pouco mais a aplicação da tecnologia nuclear para a saúde, indústria e desenvolvimento científico.

A visita foi a convite do professores Carlos Brayne, Diretor do Centro, acompanhado do Doutor, ex-professor da UFPE, engenheiro e consultor em energia nuclear, Carlos Mariz, que explicaram o funcionamento dos processos e a importância de tomar conhecimento das funções de cada setor do laboratório nuclear.

“É importante conhecer, esclarecer, para que a população entenda com mais facilidade! Os processos nucleares são os mais seguros possíveis!”, afirmou o professor Carlos Mariz que ainda defendeu a instalação da tecnologia nuclear.

“Posso dizer que investir na energia nuclear é garantir o desenvolvimento. Qual é o país ou Estado que não quer ser bem sucedido? Se tiver algum que não queira, com certeza estará perdendo uma grande oportunidade”, ressaltou.

O deputado Alberto Feitosa, que defende um Fundo de Garantia Social (FGS) proveniente dos recursos da exploração da Usina Nuclear, caso venha a ser instalado em Itacuruba (sertão do estado), destacou os pontos positivos de investimento no plano energético nuclear.

“A construção do empreendimento requer um valor de U$5 bilhões, o que equivale a R$20 bilhões e o investimento deve gerar uma receita de uma única usina nuclear chega a U$ 800 milhões de dólares por ano, equivalente a um valor significativo em receita para o Estado com arrecadação de ICMS para o Estado e cerca de R$ 160 milhões em ISS por ano para Itacuruba, especificamente”, destacou o parlamentar.

Imagem: ASCOM do Dep. Alberto Feitosa

Na ocasião, a professora Helen Khoury, coordenadora do Museu de Ciências Nucleares, defendeu a energia nuclear como sendo a fonte mais limpa e eficaz.

“A energia nuclear é uma fonte limpa e segura para geração de eletricidade, responsável por aproximadamente 11% da produção de energia elétrica no mundo, sendo a terceira maior fonte termelétrica que perde apenas para o carvão mineral e o gás natural”, afirmou e ainda ressaltou que a energia nuclear se faz presente no nosso dia a dia.

“Os cabos de alta tensão são melhorados com o tratamento de radiação, do mesmo modo os materiais médicos e hospitalares que são irradiados para o processo de esterilização. Além deles produtos como o algodão também passam por processos de radiação. As aplicações estão no dia a dia da gente! As pessoas esquecem isso até por uma razão econômica, porque as grandes nações que dominam a energia nuclear não querem que outros a dominem”, afirmou.

“Antes tínhamos uma escravidão braçal e hoje estamos sob uma escravidão tecnológica. E o que nos precisamos fazer? É preciso esclarecer a população sobre como funciona um reator, para quê serve e então fazer a população compreender que é possível, mas sem esquecer que o investimento no Nordeste requer condições e ferramentas adequadas para receber a tecnologia nuclear. Investimento este, que hoje é concentrado apenas no Sul e Sudeste do País”, finalizou.

Imagem: ASCOM do Dep. Alberto Feitosa

Na visita, os deputados Antônio Fernando (PSB), João Paulo (PC do B) e Wanderson Florêncio (PSB), também estiveram presentes .