Semiaberto

Lula cumpre um sexto da pena e pode ir para o semiaberto

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre um sexto da pena e passa a ter o direito de reivindicar a progressão de regime, para o semiaberto.  Mas, de acordo com o advogado, o petista não quer o benefício e sim um julgamento justo.

Lula tem dito a quem o visita que não deseja migrar para o semiaberto. Convicto da própria inocência, o petista deseja deixar a cadeia somente com a anulação da condenação, respaldo que seus advogados buscam no Supremo Tribunal Federal (STF) a partir de pedidos de suspeição do ex-juiz Sergio Moro.

No entanto, há um pedido de progressão de regime pendente no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em maio, Zanin solicitou que o cliente possa cumprir o restante da pena em casa, em São Bernardo do Campo. Na época, a 5ª Turma do tribunal recém havia reduzido a pena de Lula dos 12 anos e um mês estipulados pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para os atuais oito anos, 10 meses e 20 dias.

Preso desde 7 de abril no Paraná, o ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silvacompleta nesta segunda-feira um sexto da pena imposta pela Justiça no processo do triplex do Guarujá. Foram, até agora, 534 dias recolhido a uma sala de 15 metros quadrados na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba, em cumprimento à sentença que o condenou a oito anos, 10 meses e 20 dias de prisãopor considerá-lo culpado por corrupção e lavagem do dinheiro. De acordo com o Código de Processo Penal, o cumprimento de um sexto da pena pode dar direito a progressão de regime.
Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Poder Judiciário