Cuidados

Família de Marco Maciel quebra o silêncio e fala da doença de Alzheimer

Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press

Desde o ano de 2001 quando foi diagnosticado com Alzheimer, Marco Maciel, 79 anos, que já foi deputado estadual e federal (Presidente da Câmara de 1977 a 1979), governador de Pernambuco, Ministro da Educação (1986), senador e vice-presidente da República (de 1995 a 2002), atualmente se encontra em estado avançada da doença sem andar e falar e dependendo dos cuidados de sua esposa, a aposentada Ana Maria Maciel, 78 anos, no qual soma 52 anos de matrimônio. Ela agora se dedica aos cuidados do companheiro assumindo todas as responsabilidades da casa com muito amor e paciência.

Os primeiros sinais da doença mais se assemelhavam aos da depressão. Maciel começou um tratamento e meses depois veio o diagnóstico do Alzheimer. “Até 2014, a doença evoluiu negativamente, porque, como era político, as pessoas perguntavam sobre fatos históricos e ele não conseguia lembrar. Ele percebia o esquecimento e ficava constrangido. No fim de 2014, ele não quis mais sair, só para consultas e coisas corriqueiras”.

“As pessoas têm muito preconceito com o Alzheimer. Acham que a pessoa começa a falar um monte de bobagem e fica desligado do mundo. Com meu marido não foi assim. Ele continuou sendo o mesmo homem educado com todos. Continua sempre cheiroso e limpo como sempre gostou de estar. É o rei da nossa casa”.

O ex-vice-presidente conta com o auxílio da mulher e de uma equipe de profissionais para as atividades do dia a dia.

Alzheimer

A doença é neurodegenerativa progressiva e se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais. Ela acomete em grande parte idosos e representa cerca de 50% a 75% dos casos de demência no mundo, sendo o tipo mais frequente da enfermidade cerebral. Suas causas ainda não são totalmente conhecidas. O dia 21 de setembro é marcado como o Dia Mundial do Alzheimer.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Correio Braziliense