Mulheres

Delegadas em ascensão no meio político de Pernambuco

Foto: Montagem/ Portal de Prefeitura

As delegadas estão com tudo no meio político. A ascensão política das autoridades mulheres no segmento está crescendo e elevando a seriedade contra um dos principais problemas encontrados em Pernambuco, que é a violência, o aumento da criminalidade e a insegurança sentida pela população, faz surgir o desejo de colocar mulheres fortes na linha de frente da política pernambucana.

A delegada Gleide Ângelo (PSB) é atualmente deputada estadual, sendo a mais votada na história de Pernambuco com quase 413 mil votos no estado. Gleide já passou pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Delegacia de Homicídios, pela unidade de Roubos e Furtos e pela Delegacia de Homicídios de Olinda. Ela estava como gestora do Departamento de Polícia da Mulher, da Policial Civil.

Outra delegada que está entrando no mundo político é Vilaneida Aguiar que é delegada há 11 anos, e se filiou ao Partido Progressista, maior bancada da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), com o apoio e receptividade do deputado federal Eduardo da Fonte.  Atuou nas Delegacias da Mulher, Roubos e Furtos, Homicídios e atualmente com Crianças e Adolescentes e na Força Tarefa de Homicídios do DHPP.

Por fim, Patrícia Domingos, delegada da extinta Decasp (Delegacia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos) que, apesar de não está afiliada a nenhum partido, tem um carinho muito grande dos eleitores conservadores e recebe vários pedidos para ingressar no meio político.

As três abrem espaço para que mais mulheres, delegadas ou não, entrem de vez na atuação política partidária pernambucana.