Dinheiro Sujo

Lula pediu dinheiro sujo da OAS para campanha de Michelle Bachelet

Foto: Martin Bernetti / AFP Photo

O empreiteiro Léo Pinheiro, em seus anexos, segundo a Folha de S. Paulo, ele disse que “Lula pediu dinheiro da OAS para a campanha de Bachelet no Chile”. Pinheiro determinou, então, o pagamento de 101,6 milhões de pesos chilenos, o equivalente à época a cerca de R$ 400 mil reais, ‘nos interesses da campanha de Bachelet’.

Esse valor, afirmou, teria sido pago por meio de contrato fictício firmado com a empresa Martelli y Associados, já depois de encerrada a campanha de Bachelet.

A ex-presidente do Chile foi efetiva no cargo em 11 de março de 2006 até 2010, e assumiu novamente o cargo em 11 de março de 2014 até 11 de março de 2018 para seu segundo mandato.

Bachelet x Bolsonaro

Michelle Bachelet recentemente teve um problema com o atual presidente Jair Bolsonaro, quando em entrevista em Genebra, na Suíça, havia dito que o “espaço democrático” no Brasil estava encolhendo. “Nos últimos meses, observamos (no Brasil) uma redução do espaço cívico e democrático, caracterizado por ataques contra defensores dos direitos humanos, restrições impostas ao trabalho da sociedade civil.”

Em resposta, Bolsonaro atacou a alta-comissária e o pai dela, Alberto Bachelet, que foi morto pela ditadura de Augusto Pinochet. “(Bachelet) Investe contra o Brasil na agenda de direitos humanos (de bandidos)”. Disse ainda que o Chile “só não é uma Cuba” por causa do golpe militar que derrubou o presidente Salvador Allende em 1973, e que “deu um basta à esquerda” no país, “entre esses comunistas o seu pai, brigadeiro à época”, referindo-se a Alberto Bachelet. Michelle também foi torturada no regime Pinochet.