Nazismo

O nazismo foi de direita ou de esquerda?

Foto Montagem

Por: Jason Almeida,

Os termos direita e esquerda surgiram durante a Revolução Francesa, quando os membros da Assembleia Nacional se posicionavam a direita, eram a favor do rei, e os que se encontravam a esquerda eram a favor da revolução.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas o conceito definitivo desses termos não existe. Vários estudiosos da ciência política vão defini-los utilizando diferentes critérios, sejam econômicos, sociais, religiosos, morais e etc.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Já o nazismo foi um movimento político antissemita de caráter imperialista protagonizado pelo Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães liderado por Hitler.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Essa confusão de conceito existe pelo fato de o nazismo, assim como o fascismo, ter surgido após a Primeira Guerra Mundial, contra o Socialismo Marxista que tinha sido vitorioso na Revolução Russa de outubro de 1917. Porém, também era contra o capitalismo liberal que existia na época.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A proposta do nazismo era um nacional socialismo, ou seja, sem o caráter internacionalista do socialismo marxista. Para tanto foram adotados as medidas de todo regime totalitário, controle dos órgãos de mídia, desarmamento da população, forte controle da economia, uso da força para repressão social entre outras características.

“Socialismo é a ciência de lidar com o bem comum. Comunismo não é socialismo. Marxismo não é socialismo. Os marxistas roubaram o termo e confundiram o seu significado. Eu tomarei o socialismo de volta dos socialistas” – Adolf Hitler

Existe um extenso debate a respeito da posição do nazismo no espectro político

Por: Jason Almeida, 

Jason de Almeida Barroso Medeiros, 25 anos, bacharelando em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco; Aspirante-à-Oficial da Reserva pelo CPOR/R, entusiasta da ciência política e fundador do perfil @ocontribuinteoriginal no Instagram