'Crime ambiental'

Paulo Câmara é questionado sobre ‘crime ambiental’ no litoral pernambucano 

Foto: Reprodução

Através do Blog de Jamildo, o militante Pedro Jsephi, vice-presidente da Fundação Leonel Brizola Alberto Pasqualini emanado Pernambuco, entidade ligada ao PDT, cobrou um posicionamento do governador Paulo Câmara, referente ao que chama de ‘crime ambiental no litoral pernambuco. 

“Desde as primeiras horas da última segunda-feira que moradores, banhistas e entidades de defesa do meio-ambiente, como a ONG Salve Maracaípe, tem presenciado dezenas de animais mortos em razão de um óleo, semelhante a piche, que tomou conta do litoral sul de Pernambuco. 

As imagens são chocantes e impactantes. As proporções são incalculáveis. Os danos irreversíveis. Nessa quinta-feira (12), a prefeitura de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, confirmou que o piche também chegou na famosa Praia de Pipa e organizou uma força-tarefa para limpeza da orla. 

As entidades e ONGs acreditam que este óleo possa ser de vazamento da Refinaria Abreu e Lima ou piche utilizado na limpeza dos cascos dos navios no Porto de Suape. De uma forma ou de outra, até então não vimos um pronunciamento sequer do governador Paulo Câmara sobre este crime ambiental e nem ações concretas do Ibama.

A CPRH-PE, de forma tímida, descartou vazamento da Refinaria, mas até agora o governo do Estado não organizou força-tarefa e nem mobilizou as demais entidades ambientais para analisar e conter os danos deste crime ambiental. 

Em um País que não cuida e não preserva o meio-ambiente, em um País que assiste passivamente e impunemente casos como de Brumadinho e das queimadas da Amazônia, a situação do litoral sul tem tudo para passar longe das prioridades do governo. Mas, a sociedade não deixará e está cobrando ativamente pelas redes sociais. 

Com a palavra, o Governador Paulo Câmara.”