Acusação

Humberto apresenta queixa-crime ao STF contra procuradores da Lava Jato

Foto: Divulgação

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), e demais membros da bancada do partido e da oposição entraram com uma queixa-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) para que procuradores da Lava Jato sejam investigados.  A denúncia surgiu após a revelação de os envolvidos teriam omitido gravações telefônicas que mostravam que Lula assumiria a Casa Civil do governo Dilma. 

Na manhã desta quinta-feira (12), Humberto e os colegas parlamentares se reuniram com a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, para tratar a respeito do assunto. “Isso tudo precisa ser investigado na sua plenitude. Ela está no final do seu mandato. Mas, se tiver o mínimo de apreço pela instituição que ainda comanda, não deixará o cargo sem determinar que se investigue o grupelho que se apossou do Ministério Público para submetê-lo aos próprios caprichos”, declarou.

De acordo com Humberto, a manipulação seletiva dos grampos feitos pelos integrantes da Lava Jato no telefone usado por Lula, incluindo a gravação de uma conversa dele com Dilma sobre a indicação à Casa Civil, é gravíssima e tem de ser punida.

“Esse escândalo divulgado pela imprensa esta semana deixa claro que os membros da operação agiram politicamente para impedir que Lula fosse nomeado por Dilma. Eles ‘venderam” à opinião pública e ao ministro Gilmar Mendes, relator do caso no STF, a ideia de que Lula queria assumir o cargo para ter foro privilegiado. Só que eles sabiam que isso era mentira e desconsideraram grande material comprobatório que desmontava a tese deles”, declarou.

Para o senador, esse episódio deixou profundas marcas na democracia brasileira, pois mudou o curso da história política no país ao estimular o impeachment de Dilma e desgastar a imagem de Lula perante o eleitorado.”Existe um conjunto de indícios robustos que mostra a ação criminosa dos procuradores, e possivelmente do então juiz Sergio Moro, para manipular o STF. Sem essa manobra, Lula teria se tornado ministro e Dilma não teria caído”, ressaltou.

Humberto informou à Dodge que recebeu uma denúncia do Tribunal de Contas da União (TCU) de que os rastros de iniciativas ilegais na Receita contra cidadãos, políticos e empresas estão desaparecendo. 

“A denúncia diz que esses registros e rastros vêm sendo apagados. Uma investigação vai permitir identificar a participação de integrantes do Ministério Público e até do ex-juiz Sergio Moro. Ela nos disse que, se o Supremo pedir uma manifestação da parte dela, vai procurar agilizar esse posicionamento”, contou.