Política Nacional

Secretários municipais de Saúde poderão acompanhar recursos federais por aplicativo

A gestão dos recursos da saúde na palma da mão já é realidade. Há dois meses, quando o aplicativo InvestSUS foi lançado, secretários de saúde de todo o país têm à disposição todas as informações, em tempo real, sobre o andamento de propostas relacionadas a obras ou custeio de serviços de saúde em seus municípios, que são financiados pelo Governo Federal.

“Estamos descentralizando toda a informação para secretários estaduais e municiais de saúde. É importante que eles, enquanto gestores do SUS, tenham em mãos o conhecimento de todo e qualquer trâmite para dar celeridade aos processos de saúde”, destaca o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A ferramenta possibilita, de forma interativa, uma visão geral das informações, por meio de gráficos e recursos geográficos.

Em poucos cliques, o gestor consegue visualizar, por exemplo, os valores repassados por meio dos blocos de financiamento da saúde organizados por dia, mês e ano. Pode visualizar ainda a tramitação das propostas cadastradas, por exemplo, para construção de novas unidades de saúde ou compra de equipamentos, incluindo pareceres técnicos, empenhos e o pagamento. Também podem acompanhar os saldos ainda disponíveis nas contas bancárias a partir de repasses efetuados pelo Ministério da Saúde.

O aplicativo pode ser baixado nas versões Android e IOS. O diretor do Fundo Nacional de Saúde, Dárcio Guedes Jr., destaca que se trata de um canal direto, exclusivo, seguro e de fácil acesso aos secretários estaduais e municipais de saúde ou mesmo para assessores designados por eles para monitorarem os recursos federais liberados para suas regiões.

Por: Assessoria / Ministério da Saúde