Comenda

Em meio as polêmicas, Câmara do Recife entrega comenda ao presidente da OAB

Foto: Câmara do Recife
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe de Santa Cruz Oliveira Scaletsky, recebeu a maior comenda da Câmara Municipal do Recife em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (29). Por iniciativa do vereador Jayme Asfora, atualmente sem partido, foi distinguido com a Medalha de Mérito José Mariano, exclusiva para pessoas que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ao Recife ou ainda mereçam a admiração do povo recifense.

O vereador Eduardo Marques (PSB), presidente da Câmara Municipal, conduziu a reunião solene, que teve a presença da vice-governadora Luciana Santos e pelo prefeito do recife, Geraldo Julio, que foram convidados para compor a mesa. Também fizeram parte o vereador Jayme Asfora; o deputado estadual  Isaltino Nascimento; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Carlos Neves; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil secção de Pernambuco, Bruno Baptista; e o membro honorário vitalício da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves.

No mês passado, Felipe Santa Cruz trocou declarações com o presidente Bolsonaro, para quem o pai do advogado, desaparecido político reconhecidos pelo Estado brasileiro, na época da ditadura militar, teria sido assassinado pelos próprios colegas.

Foto: Câmara do Recife

“Na vida real ou digital, para o bem ou para o mal, aqui ou fora daqui, muitos me perguntam por que conceder esta Medalha de Mérito José Mariano ao presidente nacional da OAB.  Quero dizer que sempre desejei conceder esta honraria desde que ele tomou posse no cargo. Portanto, bem antes do dia nove de julho”, afirmou o vereador Jayme Asfora.

Jayme Asfora disse, ainda, que a entrega da medalha a uma pessoa que defende as causas democráticas tem o significado de homenagear a todos que resistem “num país onde se tenta criminalizar os movimentos sociais e políticos. Esta é uma homenagem a todos os brasileiros humildes e pobres que perderam suas bolsas de incentivo científico”. O vereador lembrou ainda que estava homenageando “todos os torturados”.

“Agradeço demais ao vereador Jayme Asfora pela homenagem que não é somente a mim. Nesse momento de crise por que passa o nosso país é uma reafirmação dos nossos princípios pela luta democrática, pela tolerância e pelo pluralismo político”. Ele disse que, em seu gabinete de presidente da OAB, tem três bandeiras: a do Rio de Janeiro, seu estado natal; do Rio Grande do Sul, onde foi criado e a de Pernambuco, “terra onde está o meu sangue”, agradeceu Felipe Santa Cruz.

Enquanto estudante universitário, presidiu o Centro Acadêmico de Direito e o Diretório Central de Estudantes, exercendo importante papel no processo democrático de combate à corrupção que culminou no impeachment do ex-presidente Fernando Collor.

Fonte: Câmara Municipal do Recife