Dessalinização

Sistemas de dessalinização estão beneficiando 32 municípios no Nordeste Brasileiro

 

Foto: Reprodução/ Canal Rural

Novos sistemas de dessalinização estão beneficiando 32 municípios no Nordeste – Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o Programa Água Doce viabilizou a instalação de 61 sistemas de dessalinização na região Nordeste no primeiro semestre de 2019. As estruturas já estão em operação em 32 municípios, sendo cinco em Alagoas, 48 na Bahia, sete no Piauí e um no Rio Grande do Norte, beneficiando mais de 24 mil pessoas.

A iniciativa busca estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na recuperação, implantação e gestão de sistemas de dessalinização, prioritariamente em comunidades rurais do semiárido. Atualmente, são dez convênios em execução, com investimento de aproximadamente R$ 250 milhões para fornecer água a 1.200 localidades.

Um dos principais diferenciais do Água Doce é a destinação ambientalmente adequada do efluente gerado no processo de dessalinização – na maioria dos casos, lançado em tanques de contenção para evaporação. No entanto, dependendo das características físico-químicas deste concentrado, ele pode ser destinado a outros usos como dessedentação animal ou irrigação para agricultura biossalina.