Meta de abastecimento na Farmácia do Estado não é atingida pelo Governo Paulo Câmara

A Secretaria de Saúde de Pernambuco não atingiu a meta de 80% de abastecimento de medicamentos na Farmácia do Estado

Publicado por: em 15 de agosto de 2019 - 12:44

Ver Perfil

Abastecimento

Foto: Montagem/ Portal de Prefeitura

O Governo do Estado através da Secretaria de Saúde de Pernambuco não atingiu a meta de 80% de abastecimento de medicamentos na Farmácia do Estado. A situação foi admitida pelo secretário de Saúde, André Longo, em um ofício ao procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO).

O desabastecimento da farmácia é alvo de um inquérito civil público aberto pelo Ministério Público do Estado (MPPE) há cerca de três anos.

O conselheiro Carlos Porto, relator das contas da Secretaria Estadual de Saúde no Tribunal de Contas do Estado (TCE) fixou a meta de 80%. Segundo a pasta, em 12 de agosto deste ano, o abastecimento estava em apenas 71%. A secretaria justiça que há “dificuldades” com algumas distribuidoras que teriam se recusado a realizar a entrega de
alguns medicamentos.

“Apesar de não está com o percentual de abastecimento em 80%, conforme estabelecido no alerta de responsabilização Ofício TCG03 nº 00149/2019, a Secretaria Estadual de Saúde vem trabalhando fortemente na busca de melhorias dos níveis de abastecimento e vem enfrentando dificuldades com algumas distribuidoras/fabricantes de medicamento, que mesmo sem a SES ter nenhum passivo, recusam-se a realizar a entrega de alguns medicamentos”, diz a SES.

Dados do MPPE  mostram dos 231 medicamentos que devem fazer parte da lista do órgão, 139 estavam em falta, o que representava uma taxa de desabastecimento de 60%.

A assessoria do MPCO informa que está analisando a documentação enviada pela Secretaria Estadual de Saúde. Diz o órgão será elaborado um parecer que será enviado ao relator Carlos Porto a quem caberá deliberar as medidas que serão adotadas após o descumprimento da recomendação do TCE.

Fonte: Blog do Jamildo

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com