Secretaria de Saúde do Cabo implanta nova caderneta de saúde do idoso

Todos idosos com 60 anos ou mais terão garantida sua caderneta e para isso, deverão se dirigir às Unidades de Saúde da Família (USF) de suas respectivas áreas.

Publicado por: em 14 de agosto de 2019 - 18:46

Cabo de Santo Agostinho

Foto: Divulgação/Assessoria

O município do Cabo de Santo Agostinho passará a utilizar a nova Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, do Ministério da Saúde. A apresentação aconteceu nesta quarta-feira (14/08), no auditório do Hotel Canariu’s e contou com a presença de profissionais da rede municipal de Saúde e também de pessoas idosas, para se orientarem e entenderem como funciona a caderneta.

Durante a apresentação da nova ferramenta foram realizadas palestras sobre atendimento na saúde, importância do uso da caderneta, cuidados com a cavidade oral, queda, vulnerabilidade e alimentação. Todos idosos com 60 anos ou mais terão garantida sua caderneta e para isso, deverão se dirigir às Unidades de Saúde da Família (USF) de suas respectivas áreas. Para o preenchimento, será realizado triagem dos idosos identificando o peso, IMC, pressão, teste de glicemia e também, todos os dados pessoais.

A caderneta é um instrumento proposto para auxiliar no acompanhamento da pessoa idosa e pode ser usada tanto pelas equipes de saúde quanto pelos idosos e seus familiares. O novo instrumento permitirá acompanhar as condições de saúde, hábitos, a identificação dos idosos mais vulneráveis, além de ofertas orientações para seu autocuidado.

Além disso, contribui para a organização do processo de trabalho das equipes de saúde e para a otimização do atendimento, tendo em vista que toda a informação necessária para o atendimento constará na caderneta. Para a coordenadora da Saúde da Pessoa Idosa, Andresa Maria da Silva, a utilização do instrumento na Atenção Básica é um avanço para a saúde. “É importante que os idosos reconheçam a necessidade de utilizar essa caderneta para o cuidado, proteção e eficiente no atendimento deles”, afirmou.

Por Comunicação/Cabo de Santo Agostinho

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com