Contra Bolsonaro

João Paulo critica declarações de Bolsonaro e propõe criação de Frente Parlamentar

Divulgação

O deputado João Paulo (PCdoB) foi à tribuna, durante a Reunião Plenária desta terça (13), pedir apoio dos demais legisladores para a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Democracia. De acordo com ele, o colegiado atuaria como contraponto a ações e declarações do presidente Jair Bolsonaro que atentem contra os valores do Estado Democrático de Direito.

“Diante deste clima incerto e sombrio, marcado por declarações agressivas, xenofóbicas e ameaçadoras, proponho à Casa este grupo de trabalho. O objetivo é que ele seja uma trincheira em prol da Constituição e dos valores democráticos que vêm sendo frequentemente desrespeitados por Bolsonaro”, alegou. Na avaliação do parlamentar, componentes de regimes autoritários, como censura, ameaças à oposição e à justiça e políticas anticientíficas, são verificados na atuação do chefe do Poder Executivo federal.

De acordo com o Regimento Interno da Alepe, as frentes parlamentares precisam da assinatura de apoio de ao menos um terço dos deputados, além de passar pela aprovação no Plenário.