Camaragibe

Mais de sete mil atendimentos em Camaragibe

Foto: Lins Andrade

Pela primeira vez, o município de Camaragibe recebeu a ação de cidadania do Governo do Estado intitulada “Governo Presente” e realizada pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas. Ao todo foram realizados 7.764 atendimentos e 161 serviços de saúde, assistência social, cidadania, entre outros. A atividade aconteceu neste último sábado (10), na Escola Municipal José Collier, no bairro da Vila da Fábrica.

Estiveram presentes a prefeita de Camaragibe, Doutora Nadegi Queiroz e os secretários de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, e de Ciência e Tecnologia, Aluísio Lessa. “Essa é uma parceria que vai gerar bons frutos. Começamos no bairro da Vila da Fábrica, mas já queremos levar a ação para outras localidades do município, a fim de que nossa população possa ter acesso a serviços importantes, nas áreas da saúde e cidadania, principalmente”, disse a prefeita.

Além da documentação civil (segunda via do RG, CPF, registros de nascimento, casamento e óbito), um dos serviços mais procurados durante a Ação de Cidadania foi o de inscrição para os cursos promovidos pelo Programa Juventude Presente. A estudante Ana Clara Barbosa, moradora da Tabatinga, já garantiu seu espaço. “Quero me especializar na área comercial e administrativa. Preciso estar capacitada para concorrer às vagas no mercado”, justificou, na hora da inscrição. Ela vai fazer o curso de operadora de caixa.

O mutirão aconteceu com apoio de dez secretarias e órgãos estaduais, seis secretarias municipais e sete parceiros privados. Foram serviços nas áreas de saúde e beleza, vacinação, inscrição para cursos, investigação de paternidade (exame de DNA), distribuição de kits de higiene bucal e preservativos, orientações sobre mediação de conflitos, informações sobre redução de danos do Programa Atitude, negociação de débitos com a Compesa e a Celpe, serviços de reparação e manutenção de óculos, entre outros.

“O objetivo do Governo de Pernambuco é chegar cada vez mais perto das pessoas e garantir serviços e acesso a direitos”, afirmou o secretário Cloves Benevides.

Fonte: Ascon