Preso

Polícia Federal prende Eike Batista em nova fase da Lava-Jato

Foto: Divulgação

O empresário Eike Batista foi preso na manhã desta quinta-feira (8), pela Polícia Federal no Rio de Janeiro. O juiz Marcelo Bretas foi quem expediu o mandado de prisão a pedido do Ministério Público Federal (MPF). A prisão é cumprida dentro de mais uma fase da Operação Lava-Jato.

O empresário foi preso em casa, no Horto, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Também é alvo de uma ordem de prisão, Luiz Arthur Andrade Correia, o Zartha, contador de Eike. Mas ele estaria no exterior, e ainda não foi encontrado.

Eike chegou a ser um dos homens mais ricos do mundo. Sua fortuna era estimada em 34 bilhões de dólares, segundo dados do Índice de Bilionários da Bloomberg, em março de 2012. Eike deixou o clube dos bilionários em 2013 e chegou a amargar o título de primeiro bilionário negativo do mundo, ao adquirir uma dívida de mais de 1 bilhão de dólares.

Batista já havia sido preso em janeiro de 2017 acusado de corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Quatro meses depois, o ministro Gilmar Mendes o colocou em liberdade. Em julho passado foi condenado a 30 anos de prisão, no entanto, continuava em liberdade.