Delação Premiada

Ambev teria feito “pagamentos indevidos” a Lula, diz Palocci

Foto: Giuliano Gomes / Estadão

Uma reportagem do Estadão desta quinta-feira (8), alegou que o ex-ministro Antonio Palocci fez mais uma revelação em sua delação premiada. Ele teria afirmado que a empresa Ambev realizou “pagamentos indevidos” aos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin protocolou a delação em um despacho. O texto aponta que a companhia queria impedir o aumento dos impostos sobre bebidas alcoólicas.

Fachin escreveu no despacho que Palocci elaborou 1 “descritivo geral da organização criminosa integrada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) com objetivo de obter vantagens indevidas de grupos empresariais em contrapartida à prática de atos de ofício em prol dos interesses das empresas”.

Defesa

A assessoria de Lula afirmou que que Palocci “é apenas 1 instrumento da Lava Jato para atacar [o ex-presidente] com mentiras e narrativas que não podem ser confirmadas por testemunhas ou por documentos”.

O PT afirmou, em nota, que Palocci “fez 1 negócio milionário com a Lava Jato para sair da cadeia com muito dinheiro em troca de mentiras”.

As informações dadas por Palocci estão sob investigação de agentes da Operação Lava Jato de São Paulo.