Quadrilheiros juninos cobram incentivo em sessão especial no Senado

, Quadrilheiros juninos cobram incentivo em sessão especial no Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A sessão especial em homenagem ao Dia Nacional do Quadrilheiro Junino, realizada nesta sexta-feira (12), foi marcada pela presença de brincantes vestidos a caráter e apresentações de forró. Representantes das quadrilhas salientaram a importância cultural da atividade, que é exercida com recursos limitados mas tem impacto econômico positivo. Eles ainda chamaram atenção para o papel social das quadrilhas juninas e pediram mais mecanismos de incentivo de modo a preservar a tradição.

A lei que institui o dia 27 de junho como o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino (Lei 12.390/2011) foi sancionada em 2011. De acordo com a lei, é considerado quadrilheiro junino todo profissional que utiliza meio de expressão artística cantada, dançada ou falada transmitido por tradição popular nas festas juninas.

, Quadrilheiros juninos cobram incentivo em sessão especial no Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 250/2009, de autoria da ex-deputada federal Nilmar Ruiz, que deu origem à lei, foi aprovado na Comissão de Educação (CE) do Senado em dezembro de 2010. Na justificativa de seu projeto, Nilmar Ruiz destaca a significativa participação popular nas danças juninas. Para ela, a data seria um “registro da memória nacional”.

Agência Senado

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal